VAMOS FALAR DA DOENÇA DA VEZ? BRONQUIOLITE, O MAL QUE TEM ACOMETIDO AS NOSSAS CRIANÇAS!
Os sintomas incluem tosse, chiado no peito, dificuldade para respirar e febre baixa. Em casos de agravamento podem ser observados uso de musculatura acessória, taquidispnéia (aumento na respiração), presença de chiado no peito, prostração, dificuldade para se alimentar - mesmo que em aleitamento materno exclusivo.
O diagnóstico é feito através de exame físico e história. O exame de imagem não se faz necessário, devendo ser realizado em casos graves - quando houver necessidade de suporte. Ou em casos que surgirem a opção de outros diagnósticos como pneumonia, atelectasia e pneumotórax.
O tratamento envolve medidas de suporte, como hidratação adequada e uso de medicamentos para aliviar os sintomas. Em alguns casos o tratamento pode ser realizado em casa com o auxílio de medicação. Nos casos graves, a hospitalização deve ser necessária. Mamãe e papais é importante prevenir a propagação do vírus praticando uma boa higiene das mãos e evitando contato próximo com pessoas doentes. Familiares tenham portanto, cuidado, evitem visitas a bebês muito novinhos sem o devido cuidado ou sem o consentimento dos pais! Fiquem atentos a qualquer sintoma de alarme.
Procure um médico imediatamente se observar qualquer um desses sintomas! Quanto antes se iniciar o tratamento, melhor!
Ref.:
PREFEITURA DE BELO HORIZONTE. Protocolo colaborativo: Bronquiolite viral aguda. Publicado em 14 de Out. de 2020. Disponível em <https://prefeitura.pbh.gov.br/sites/default/files/estrutura-de-governo/saude/2020/protocolo_bronquiolite_viral_aguda-14-10-2020_0.pdf>




Comentários
Postar um comentário