VAMOS FALAR DA DOENÇA DA VEZ? BRONQUIOLITE, O MAL QUE TEM ACOMETIDO AS NOSSAS CRIANÇAS!



 No último mês tem se observado um aumento considerável nas emergências de crianças com quadro de insuficiência respiratória. Na grande maioria das vezes tem sido crianças com idades de 0 a 2 anos de idade. Se você tem uma criança nessa fase, atenção! Casos graves tem se tornado comum! 

A bronquiolite é uma infecção respiratória comum em crianças de 0 a 2 anos de idade, geralmente causada por vírus, que afeta os bronquíolos - as pequenas vias aéreas nos pulmões. 


Os sintomas incluem tosse, chiado no peito, dificuldade para respirar e febre baixa. Em casos de agravamento podem ser observados uso de musculatura acessória, taquidispnéia (aumento na respiração), presença de chiado no peito, prostração, dificuldade para se alimentar - mesmo que em aleitamento materno exclusivo.


O diagnóstico é feito através de exame físico e história. O exame de imagem não se faz necessário, devendo ser realizado em casos graves - quando houver necessidade de suporte. Ou em casos que surgirem a opção de outros diagnósticos como pneumonia, atelectasia e pneumotórax.


O tratamento envolve medidas de suporte, como hidratação adequada e uso de medicamentos para aliviar os sintomas. Em alguns casos o tratamento pode ser realizado em casa com o auxílio de medicação. Nos casos graves, a hospitalização deve ser necessária. Mamãe e papais é importante prevenir a propagação do vírus praticando uma boa higiene das mãos e evitando contato próximo com pessoas doentes. Familiares tenham portanto, cuidado, evitem visitas a bebês muito novinhos sem o devido cuidado ou sem o consentimento dos pais! Fiquem atentos a qualquer sintoma de alarme. 


Procure um médico imediatamente se observar qualquer um desses sintomas! Quanto antes se iniciar o tratamento, melhor!


Ref.:


PREFEITURA DE BELO HORIZONTE. Protocolo colaborativo: Bronquiolite viral aguda. Publicado em 14 de Out. de 2020. Disponível em <https://prefeitura.pbh.gov.br/sites/default/files/estrutura-de-governo/saude/2020/protocolo_bronquiolite_viral_aguda-14-10-2020_0.pdf>



Comentários

Postagens mais visitadas